Uma pesquisa, publicada no periódico científico BMC Psychiatry, sugeriu que a dispepsia funcional (DF) está associada a distúrbios do sono e fatores psicopatológicos.

A DF, um dos distúrbios gastrointestinais funcionais mais comuns, é considerada um distúrbio biopsicossocial. Entretanto, o papel dos fatores psicossociais na patogênese da DF ainda não está claro.

Pesquisadores avaliaram a qualidade do sono e os sintomas de humor em pacientes com DF, avaliando as associações entre a gravidade da DF, distúrbios do sono e sintomas psicológicos. Cento e quinze pacientes adultos com sintomas típicos de DF foram inscritos ao lado de um grupo controle de 61 voluntários saudáveis. Os autores utilizaram os critérios de Roma III para avaliar os sintomas da DF, e o índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI), e o Symptom Checklist-90-Revised (SCL-90R) para determinar o estado de depressão, ansiedade e demais sintomas psicológicos.

Os resultados revelaram que as pontuações no PSQI e em nove dimensões sintomáticas do SCL-90R foram significativamente maiores nos pacientes com DF do que nos controles. A regressão logística múltipla indicou que um IMC mais baixo, o menor nível de escolaridade e o distúrbio do sono estiveram independentemente associados com a DF e seus subgrupos. Os pesquisadores também identificaram a hostilidade e ansiedade fóbica como fatores de risco independentes para DF. Análises posteriores mostraram que a hostilidade era um fator de risco independente para ambos os subgrupos de DF, além de somatização e sintomas psiquiátricos adicionais para o subgrupo de síndrome da dor epigástrica.
Segundo os autores, os achados do estudo sugerem que a implementação de terapias de sono e/ou psicológicas podem ajudar a reduzir os sintomas de DF.

 
Acesso em 18 Jul 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325227690_Sleep_disturbance_and_psychological_distress_are_associated_with_functional_dyspepsia_based_on_Rome_III_criteria

Os achados do estudo sugerem que a implementação de terapias de sono e/ou psicológicas podem ajudar a reduzir os sintomas de DF.

REFERÊNCIAS

  1. Li Y, Gong Y, Li Y, He D, Wu Y, Wang H, et al.

    Sleep disturbance and psychological distress are associated with functional dyspepsia based on Rome III criteria.

    BMC Psychiatry. 2018 May 18;18(1):133.