As doenças cardiovasculares (DCVs) são a principal causa de mortes em mulheres nos EUA. As campanhas de mídia realizadas pela American Heart Association (AHA) conseguiram melhorar a conscientização sobre as DCVs entre mulheres adultas com mais de 25 anos. Entretanto, pouco se sabe sobre a consciência dessas doenças entre as mulheres abaixo dessa faixa etária.

Nesse sentido, pesquisadores avaliaram, por meio de um questionário, a conscientização sobre as DCVs e os esforços para sua prevenção em 331 mulheres jovens, com idades entre 15 e 24 anos. Os resultados encontrados foram comparados com as respostas de 1.227 mulheres com mais de 25 anos que participaram de uma pesquisa semelhante em 2012.

No estudo, que foi publicado no periódico científico Journal of the American Heart Association, apenas 33 (10,0%) mulheres jovens identificaram as DCVs como a principal causa de morte em mulheres. Esse resultado foi significativamente menor do que a conscientização encontrada entre as mulheres adultas de todas as idades pesquisadas em 2012 (785 [64,0%]), e entre as mulheres com idades 25 a 34 anos (90 de 168 [53,6%]). As mulheres jovens também relataram envolver-se em comportamentos conhecidos por reduzir o risco de DCVs, embora o “não se considerar em risco cardiovascular” tenha sido citado como a principal barreira para não se engajar em comportamentos de prevenção.
Os autores do estudo concluíram que, as mulheres jovens desconhecem amplamente as DCVs como as principais causas de morte das mulheres. Como a maioria dessas mulheres não estão preocupadas com as DCVs, e seu risco de 10 anos para eventos cardiovasculares é baixo, os pesquisadores acreditam que as campanhas para promover comportamentos saudáveis cardiovasculares devem ressaltar os benefícios preventivos à saúde atual, além das reduções no risco vitalício de DCVs.

 
Acesso em 02 Jul 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6475073/

As mulheres jovens desconhecem amplamente as DCVs como as principais causas de morte das mulheres.

REFERÊNCIAS

  1. Gooding HC, Brown CA, Liu J, Revette AC, Stamoulis C, de Ferranti SD.

    Will Teens Go Red? Low Cardiovascular Disease Awareness Among Young Women.

    J Am Heart Assoc. 2019 Mar 19;8(6):e011195.