A dor lombar é um distúrbio musculoesquelético comum, que pode levar a ausências laborais e seu prognóstico pode ser incerto devido as diversas variáveis associadas. Diversas escalas e questionários diferentes foram criados para avaliar os múltiplos aspectos da dor lombar, como a incapacidade, qualidade de vida, intensidade, distribuição da dor e estado funcional. O Japanese Orthopaedic Association Back Pain Evaluation Questionnaire (JOABPEQ), que passou por atualizações em 2002, é uma das ferramentas mais importantes para avaliação dos aspectos da dor lombar.

Nesse sentido, pesquisadores realizaram a tradução e a adaptação cultural para a língua portuguesa do Brasil do JOABPEQ para avaliação de dor lombar, verificando a confiabilidade e a validade da nova versão.

A adaptação cultural do questionário foi realizada em etapas, passando pela tradução, retrotradução, revisão por comitê e pré-teste em 50 indivíduos. As propriedades psicométricas foram avaliadas aplicando o questionário em 102 pacientes. A confiabilidade foi verificada por avaliação da homogeneidade e da estabilidade das medidas. A validade de critério foi testada comparando-se as pontuações do JOABPEQ com os questionários Oswestry e Medical Outcomes Study 36 - Item Short (SF-36).

Os resultados, que foram publicados no periódico científico Revista Einstein (São Paulo), mostraram uma excelente consistência interna do questionário tanto no pré-teste quanto no teste. O JOABPEQ apresentou boa confiabilidade, e as correlações variaram de razoável a muito boa.

Na conclusão dos pesquisadores, a versão em língua portuguesa do Brasil do JOABPEQ é de fácil aplicação e compreensão, e apresenta um grande acréscimo para a avaliação e o cuidado multidimensional de pacientes portadores de dor lombar.

Acesso em 14 Ago 2019. Disponível em: https://journal.einstein.br/wp-content/uploads/articles_xml/1679-4508-eins-15-03-0313/1679-4508-eins-15-03-0313.x37191.pdf

REFERÊNCIAS

  1. Poletto PR, Gobbo DKP, Gotfryd AO, Catania SN, Sousa DC, Pereira SBS.

    Cultural adaptation, reliability and validity of Japanese Orthopaedic Association Back Pain Evaluation Questionnaire to Brazilian Portuguese.

    Einstein (Sao Paulo). 2017 Jul-Sep;15(3):313-321.