A síndrome atópica (rinite alérgica, asma e eczema) e as alergias alimentares são frequentemente relatadas, apresentando uma alta morbidade e altos custos para os sistemas de saúde. Estudos anteriores haviam sugerido uma associação inversa entre as doenças alérgicas e o câncer.

Desta forma, pesquisadores investigaram as possíveis associações entre as doenças alérgicas e diferentes tipos de câncer, realizando uma revisão sistemática da literatura.

Para o estudo, que foi publicado no periódico cientifico The Netherlands Journal of Medicine, os investigadores realizaram uma busca nas bases de dados Ovid Medline, Embase, Web of Science, Cochrane Library e Google Scholar por estudos sobre a associação entre as doenças alérgicas e o câncer.

A busca identificou um total de 5.868 artigos, dos quais 145 descreveram alguma associação entre doenças alérgicas e cânceres. As alergias foram associadas à redução do risco de câncer no cérebro, câncer de pâncreas e melanoma, e possivelmente com a redução do risco de câncer linfático e hematopoiético, câncer colorretal, cânceres urogenitais em mulheres e cânceres em geral. No entanto, a asma, mas não a atopia sem asma, foi associada ao aumento do risco de câncer de pulmão. Possivelmente não exista nenhuma associação entre as doenças alérgicas e o risco de câncer de mama e de próstata.
Os pesquisadores concluíram que, a revisão de estudos conseguiu demonstrar uma associação inversa entre as doenças alérgicas e a maioria dos cânceres. Na opinião dos autores, as doenças alérgicas parecem conferir aos pacientes um sistema imunológico adaptado que pode protegê-los contra os cânceres.
 
Acesso em 19 Jul 2019.
Disponível em: http://www.njmonline.nl/getpdf.php?id=2083

A revisão de estudos conseguiu demonstrar uma associação inversa entre as doenças alérgicas e a maioria dos cânceres.

REFERÊNCIAS

  1. Karim AF, Westenberg LEH, Eurelings LEM, Otten R, Gerth van Wijk R.

    The association between allergic diseases and cancer: a systematic review of the literature.

    Neth J Med. 2019 Feb;77(2):42-66.