A prevalência de rinite alérgica (RA) continua em ascensão, mas a causa desse aumento ainda não é totalmente reconhecida. Nesse sentido, pesquisadores analisaram a prevalência, fatores de risco e fatores de proteção para a RA em crianças de 12 anos de idade, avaliando especificamente a hipótese de que o ambiente no início da vida, como viver em uma fazenda, e a dieta, como o consumo de peixes, afetam o risco de RA. O termo “viver em uma fazenda” se refere a residir em uma fazenda com animais.

Os dados para o estudo, que foi publicado no periódico científico Pediatric Allergy and Immunology, foram coletados de um estudo de coorte longitudinal prospectivo de crianças nascidas no oeste da Suécia em 2003. Os pais das crianças participantes responderam a questionários quando as crianças tinham entre 6 e 12 meses e aos 4, 8 e 12 anos de idade.

Aos 12 anos, 22% das crianças tinham RA, e destas 57% eram meninos. A idade média de início da RA foi de 7,8 anos e 55% relataram seus primeiros sintomas após os 8 anos de idade. Os fatores desencadeantes mais comuns foram pólen (85%), animais peludos (34%) e ácaros (17%). Uma análise multivariada mostrou que as chances de risco ajustadas e para a RA aos 12 anos foram: rinite alérgica parental (2,32), alergia alimentar diagnosticada pelo médico no primeiro ano de vida (1,75), eczema no primeiro ano de vida (1,61) e ser do sexo masculino (1,25). A presença de peixes na dieta uma ou mais vezes por mês aos 12 meses reduziu o risco de rinite alérgica aos 12 anos de idade (0,70), assim como viver em uma fazenda com animais aos 4 anos de idade (0,51). Morar continuamente em uma fazenda, tanto aos 4 quanto aos 12 anos, foi um fator de proteção estatisticamente significativo para a RA aos 12 anos.
Os autores do estudo concluíram que, viver com animais de fazenda reduz o risco de RA aos 12 anos de idade, assim como comer peixe uma ou mais vezes por mês com 12 meses de vida. Os fatores de risco independentes para a RA foram a rinite alérgica parental, alergia alimentar diagnosticada pelo médico no primeiro ano de vida, eczema no primeiro ano de vida e ser sexo masculino.

Acesso em 16 ago 2019. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/pai.12875

Viver com animais de fazenda reduz o risco de RA aos 12 anos de idade, assim como comer peixe uma ou mais vezes por mês com 12 meses de vida.

REFERÊNCIAS

  1. Vasileiadou S, Wennergren G, Strömberg Celind F, Åberg N, Pettersson R, Alm B, et al.

    Eating fish and farm life reduce allergic rhinitis at the age of twelve.

    Pediatr Allergy Immunol. 2018 May;29(3):283-289.