A privação do sono tem mostrado efeitos prejudiciais na saúde e no desempenho cognitivo. No entanto, ainda não está claro se ficar acordado até tarde pode ser melhor do que acordar cedo para atenuar os efeitos lesivos do encurtamento do sono.

Durante o encontro anual da Associated Professional Sleep Societies (SLEEP 2019), realizado entre os dias 08 a 12 de junho em San Antonio - TX, nos EUA, foi apresentado um estudo onde pesquisadores avaliaram os efeitos da redução do sono utilizando a polissonografia (PSG), classificações subjetivas e desempenho neurocomportamental em jovens saudáveis. Os participantes foram submetidos a um protocolo de sono precoce (SP) ou um protocolo de sono tardio (ST).

Para o estudo, os investigadores incluíram 52 participantes, com idades entre 20 e 30 anos, que foram submetidos a 4 horas de sono por noite durante três noites consecutivas. O grupo SP dormiu das 23hs às 03hs, enquanto que o grupo ST dormiu das 03hs às 07hs. As classificações subjetivas foram obtidas com a utilização de uma escala analógica visual que exibia diferentes adjetivos para descrever os estados de espírito atuais, como "feliz" ou "sonolento”. A atenção dos participantes foi avaliada pela psychomotor vigilance task (PVT).

Os participantes do grupo SP, apesar de não apresentarem diferenças na eletrofisiologia do sono, se sentiram pior após a privação, relatando sentirem-se significativamente mais solitários e menos despreocupados. Os participantes do grupo SP também tiveram pior desempenho no PVT, com tempo de reação significativamente maior.
Os autores do estudo concluíram que, para adultos jovens saudáveis, encurtar o sono permanecendo mais tempo acordado demonstra um melhor desempenho e resultados de humor do que ir dormir cedo e acordar após 4 horas de sono.


Para adultos jovens saudáveis, encurtar o sono permanecendo mais tempo acordado demonstra um melhor desempenho e resultados de humor do que ir dormir cedo e acordar após 4 horas de sono.

REFERÊNCIAS

  1. Dang R, Feng X, Yang H, Mullington J.

    Where to Trim the Hours, First or Second Half? Beth Israel Deaconess Medical Center, Harvard Medical School.

    33rd Annual Meeting of the Associated Professional Sleep Societies (SLEEP 2019). 2019 Jun 08-12. San Antonio, TX.