Uma revisão, publicada no periódico científico Psychoneuroendocrinology, buscou evidências que apoiem a hipótese de que os principais processos neurofisiológicos para a manutenção do equilíbrio emocional são afetados pelas mudanças hormonais ao longo da vida das mulheres, elevando a vulnerabilidade à depressão na perimenopausa.

Dados epidemiológicos relatam uma elevada prevalência do transtorno depressivo maior (TDM) em mulheres. Este aumento se inicia durante a adolescência e continua durante a transição para a menopausa. Estudos clínicos baseados em populações relatam um aumento na incidência de TDM durante a perimenopausa em comparação com o período pré-menopausa ou pós-menopausa. Evidências sugerem que as variações e o declínio dos níveis hormonais estão correlacionados com esse aumento no risco de TDM. Um forte preditor de depressão no período da perimenopausa é um histórico anterior de TDM, no entanto, estudos mais recentes também revelaram um risco aumentado de depressão em mulheres na perimenopausa sem histórico de TDM. Além disso, relatos recentes indicaram que a presença de sintomas vasomotores também pode estar associada ao aumento do risco de TDM.
Segundo os autores da revisão, um aumento na vulnerabilidade à depressão parece estar relacionado às mudanças nos níveis hormonais em subgrupos de mulheres. As evidências clínicas e epidemiológicas encontradas, apoiam a relação entre o início da depressão e os eventos da vida reprodutiva e, especificamente, parece haver uma ligação entre as variações hormonais e o risco de depressão durante esses períodos. Os hormônios ovarianos têm uma série de efeitos no sistema nervoso central (SNC), com resultados modulatórios específicos no desenvolvimento da depressão, como os sistemas serotoninérgico e noradrenérgico. As variações imprevisíveis e o declínio nos níveis gerais de estrogênio influenciam a modulação desses sistemas e podem contribuir para o início da depressão durante esses períodos.
 
Acesso em 19 Jul 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0306453007002235?via%3Dihub

Um aumento na vulnerabilidade à depressão parece estar relacionado às mudanças nos níveis hormonais em subgrupos de mulheres.

REFERÊNCIAS

  1. Deecher D, Andree TH, Sloan D, Schechter LE.

    From menarche to menopause: exploring the underlying biology of depression in women experiencing hormonal changes.

    Psychoneuroendocrinology. 2008 Jan;33(1):3-17.