A infecção por Helicobacter pylori (Hp) é uma importante doença gastrointestinal encontrada em aproximadamente 50% da população mundial, e está etiologicamente ligada ao câncer gástrico. Em relação ao tratamento, os esquemas padrão de terapia tripla conseguem levar à erradicação bem-sucedida, porém a taxa de recorrência é relativamente alta (13%). As causas da recorrência ainda não são claras, entretanto existe uma alta prevalência de DNA do Hp na placa dentária e na saliva, sugerindo que a cavidade oral possa constituir um reservatório para infecção e transmissão gástrica.

Com base nesses fatores, pesquisadores analisaram se a terapia periodontal, conjuntamente com a terapia para erradicação do Hp, contribui para reduzir a recorrência da infecção pelo Hp na mucosa gástrica. O estudo, que foi publicado no periódico científico Journal of International Medical Research, também avaliou a associação entre a presença de Hp na saliva e sua presença no estômago.

Para isso, foi conduzido um estudo prospectivo randomizado em 698 pacientes infectados com Hp, dos quais 347 receberam apenas tratamento gástrico e 342 também receberam uma terapia periodontal. A presença de Hp e os genes de virulência associados foram detectados pela reação em cadeia da polimerase em tempo real.

Após a erradicação da infecção gástrica por Hp, a recorrência foi significativamente menor no grupo que recebeu a terapia periodontal, em comparação com grupo que recebeu apenas o tratamento gástrico. A taxa de erradicação não foi significativamente diferente entre os dois grupos. Os pesquisadores também encontraram uma estreita relação entre a presença de Hp na saliva e sua presença no estômago.
Os autores do estudo concluíram que existe uma associação entre o Hp na saliva e nas biópsias gástricas, sugerindo que a cavidade oral pode constituir um reservatório para infecção e reinfecção gástrica por Hp. Também concluíram que a terapia periodontal, conjuntamente com a terapia de erradicação do Hp reduziu a recorrência da infecção gástrica. Portanto, na opinião dos autores, a terapia periodontal deve ser aplicada para reduzir o risco de recorrência da gastrite associada à reinfecção por Hp.

Acesso em 14 ago 2019. Disponível em:

Existe uma associação entre o Hp na saliva e nas biópsias gástricas, sugerindo que a cavidade oral pode constituir um reservatório para infecção e reinfecção gástrica por Hp.

REFERÊNCIAS

  1. Tongtawee T, Wattanawongdon W, Simawaranon T.

    Effects of periodontal therapy on eradication and recurrence of Helicobacter pylori infection after successful treatment.

    J Int Med Res. 2019 Feb;47(2):875-883.