Pesquisadores compararam os custos e resultados da artroscopia por agulha com a ressonância magnética no diagnóstico e tratamento de lesões meniscais, durante um período de acompanhamento de 2 anos.

A ressonância magnética (RM) é a modalidade diagnóstica predominante na avaliação de patologias de tecidos moles do joelho. Entretanto, as taxas de achados falso-positivos (FP) e falso-negativos (FN), que podem resultar em cirurgias artroscópicas desnecessárias ou no atraso de terapias para o alívio da dor, representam um problema.

Estudos anteriores mostraram que a artroscopia por agulha (AA) apresenta uma precisão equivalente à artroscopia padrão no diagnóstico de lesões nos meniscos, com a vantagem de poder ser realizada no consultório médico, proporcionado rapidez de diagnóstico na consulta inicial.

Nesse sentido, pesquisadores compararam os custos e resultados da AA com a RM no diagnóstico e tratamento de lesões meniscais, durante um período de acompanhamento de 2 anos.

Para o estudo, que foi publicado no periódico científico Arthroscopy, os investigadores avaliaram pacientes em relação a lesões degenerativas e traumáticas nos meniscos laterais e mediais ao longo de 2 anos em relação aos custos e resultados, incluindo a presença de complicações.

Os resultados mostraram que a AA foi menos onerosa e apresentou uma efetividade semelhante à RM para o diagnóstico e tratamento de ambos os meniscos, mediais e lateral.

Com base na incidência de falsos positivos com o menisco medial e falsos negativos com o menisco lateral relatados com o uso da ressonância magnética, a artroscopia por agulha oferece custos menores com resultados semelhantes.

Os autores do estudo concluíram que, com base na incidência de falsos positivos com o menisco medial e falsos negativos com o menisco lateral relatados com o uso da RM, a AA oferece custos menores com resultados semelhantes.

Acesso em 06 Set 2019. Disponível em: https://www.arthroscopyjournal.org/article/S0749-8063(18)30856-9/pdf

REFERÊNCIAS

  1. Amin N, McIntyre L, Carter T, Xerogeanes J, Voigt J.

    Cost-Effectiveness Analysis of Needle Arthroscopy Versus Magnetic Resonance Imaging in the Diagnosis and Treatment of Meniscal Tears of the Knee.

    Arthroscopy. 2019 Feb;35(2):554-562.e13.