Para o estudo, que foi publicado na revista científica Fertility and Sterility, um total de 109 mulheres foram analisadas em relação às concentrações urinárias de triclosan. A contagem de folículos antrais das participantes foi avaliada através de ultra-sonografia transvaginal.

O triclosan é um composto com propriedades antibacterianas de amplo espectro, em produtos de cuidados pessoais, como detergentes, sabões, loções, cremes dentais e xampus. Também pode ser encontrado em brinquedos, dispositivos médicos, produtos domésticos, veterinários e industriais. Seu uso disseminado pode expor a população em geral à exposição por contato com a derme e mucosas, assim como pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

Estudos em animais e in vitro com células humanas revelaram que o triclosan pode levar a diversas alterações hormonais com implicações para o sistema reprodutor e fertilidade. Desta forma, pesquisadores exploraram prospectivamente se as concentrações urinárias de triclosan estão associadas com a contagem de folículos antrais (CFA) entre as mulheres que procuram atendimento em um centro de fertilidade.

Para o estudo, que foi publicado na revista científica Fertility and Sterility, um total de 109 mulheres foram analisadas em relação às concentrações urinárias de triclosan. A CFA das participantes foi avaliada através de ultra-sonografia transvaginal.

A média geométrica das concentrações urinárias de triclosan ajustadas para as 225 amostras fornecidas pelas 109 mulheres foi de 13,0 μ/L. A média de CFA das participantes foi de 13, em média. As concentrações específicas de triclosan urinário ajustadas foram inversamente associadas à CFA (-4%). As mulheres com concentrações de triclosan acima da média tiveram uma menor CFA em comparação àquelas cujas concentrações de triclosan foram iguais ou inferiores à média, com diferença ajustada de -3,2 (IC 95%, -3,9 a -1,6) entre aquelas com índice de massa
corporal (IMC) <25 kg/m2, e de -1,8 (IC 95%, -3,2 a -0,3) entre as que tinham menos de 35 anos.

As concentrações urinárias específicas de triclosan ajustadas foram inversamente associadas à CFA em mulheres que procuraram atendimento em um centro de fertilidade.

Com base nesses resultados, os autores do estudo concluíram que as concentrações urinárias específicas de triclosan ajustadas foram inversamente associadas à CFA em mulheres que procuraram atendimento em um centro de fertilidade. Segundo os pesquisadores, essa associação foi modificada pela idade e pelo IMC, sendo que as mulheres mais jovens e magras apresentando maiores reduções na CFA.

Acesso em 04 Set 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5545065/

REFERÊNCIAS

  1. Mínguez-Alarcón L, Christou G, Messerlian C, Williams PL, Carignan CC, Souter I, et al.

    Urinary triclosan concentrations and diminished ovarian reserve among women undergoing treatment in a fertility clinic.

    Fertil Steril. 2017 Aug;108(2):312-319.