A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) apresenta uma prevalência de 8,8% a 27,8% nos países ocidentais, e pode causar sintomas incômodos que afetam negativamente a qualidade de vida dos pacientes. Vários estudos relataram um aumento na prevalência de dispepsia e/ou da Síndrome do Intestino Irritável (SII) entre pacientes com DRGE. Quando múltiplas condições estão presentes, a gravidade do sintoma e sua apresentação podem ser alteradas, criando desafios para estabelecer um diagnóstico apropriado e estratégias de tratamento ideais.

Nesse sentido, pesquisadores avaliaram a prevalência de dispepsia e/ou SII em pacientes com DRGE, o impacto dessa sobreposição funcional nos sintomas da DRGE e se as características clínicas e psicológicas são diferentes em comparação à DRGE isolada.

Para o estudo, que foi publicado no periódico científico Journal of the Formosan Medical Association, foram selecionados um total de 2.752 indivíduos, a partir de uma população que passou por um check-up de saúde com endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Os pesquisadores também compararam os fatores clínicos e psicológicos entre os indivíduos com DRGE isolada, com sobreposição de sintomas de DRGE e dispepsia ou SII (DRGE-D ou DRGE-SII) ou com todas as três condições (DRGE-D-SII). Todos os participantes foram submetidos a uma avaliação com questionários, incluindo as pontuações do Reflux Disease Questionnaire, Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, Taiwanese Depression Questionnaire e Inventário de Ansiedade Traço-Estado.

Entre a população do estudo foram identificados 273 indivíduos com DRGE, 26 com DRGE-SII, 60 com dispepsia DRGE-D e 25 com sobreposição das três condições. Os participantes com GERD-D e GERD-D-SII apresentaram sintomas de DRGE mais severos em comparação aos indivíduos com a DRGE isolada. Os participantes com dispepsia sobreposta ou/e SII mostraram um aumento significativo na gravidade da depressão e uma pior qualidade do sono do que os indivíduos com DRGE isolada. Notavelmente, os escores de ansiedade não diferiram significativamente entre os indivíduos com doenças sobrepostas e com DRGE isoladamente.
Os autores do estudo concluíram que, os distúrbios gastrintestinais funcionais frequentemente se sobrepõem à DRGE na população em geral. Também concluíram que a sobreposição de dispepsia e/ou SII em indivíduos com DRGE está associada a sintomas mais graves, maior depressão e pior qualidade do sono, mas não com a ansiedade. Por fim, os investigadores destacam a importância da identificação de condições sobrepostas como uma estratégia terapêutica para melhorar o manejo da DRGE.

 
Acesso em 23 Ago 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0929664618304017

Os distúrbios gastrintestinais funcionais frequentemente se sobrepõem à DRGE na população em geral e a sobreposição de dispepsia e/ou SII em indivíduos com DRGE está associada a sintomas mais graves, maior depressão e pior qualidade do sono, mas não a ansiedade.

REFERÊNCIAS

  1. Lei WY, Chang WC, Wen SH, Wong MW, Hung JS, Yi CH, et al.

    Impact of concomitant dyspepsia and irritable bowel syndrome on symptom burden in patients with gastroesophageal reflux disease.

    J Formos Med Assoc. 2019 Apr;118(4):797-806.