Uma das principais consequências da Esclerose Múltipla é o estresse, que pode ser aliviado com técnicas simples e práticas de mindfulness.

 

O mindfulness é uma técnica que consiste em focar a mente no momento presente, sem se preocupar com o futuro ou o passado por alguns momentos do dia a dia.

 

Cuidando do seu bem-estar, você ajuda a diminuir dores crônicas e pressão arterial, manter o cérebro jovem, evitar crises de ansiedade, aumentar a criatividade, conter a depressão e melhorar o desempenho escolar ou profissional.

 

Isso acontece porque a atenção plena ajuda a lidar com as emoções desafiadoras e, ao invés de tentar mudar a maneira como nos sentimos, conseguimos encontrar paz com a aceitação sem julgamento.

O CONCEITO DE MINDFULNESS

De maneira geral, ele é um estado mental composto por 3 componentes: atenção, atitude e intenção.

 

Assim, o mindfulness é a mente em foco (atenção) no que se está fazendo ou vivendo naquele momento, em um ação mental (atitude) que implica em não emitir juízos prévios de valor, mantendo uma observação curiosa e aberta a cada momento (intenção).

 

Mas lembre-se: os desafios da campanha são apenas exemplos do que pode ser feito para ajudar nos sintomas da EM. Converse com seu médico para avaliar e sugerir outras formas de praticar este pilar, sempre se adequando às suas condições.

O equilíbrio da vida saudável está baseado na boa alimentação, exercícios físicos e bem-estar emocional.

O QUE O MINDFULNESS PODE FAZER POR VOCÊ?

- Ajuda a lidar melhor com o estresse;

- Identifica a origem dos pensamentos antecipatórios;

- Proporciona mais qualidade de vida e performance no dia a dia;

- Evita recaídas;

- Trabalha a vulnerabilidade e fragilidade.

 

O MINDFULNESS NA PRÁTICA

Para treinar o estado mental de mindfulness, existem técnicas formais e informais que se reforçam mutuamente e são extremamente importantes.

 

Práticas formais: a meditação é a prática formal mais utilizada no treinamento. Mas nem todos os exercícios são usados para esse fim, apenas para exercícios atencionais, que usam a própria respiração para o treino. Essas práticas exigem disciplina e são benéficos a partir de 15 minutos diários.

 

Práticas informais: são a aplicação do estado de mindfulness para coisas do dia a dia, como comer com atenção plena durante as refeições. Com essas práticas, é possível aumentar os níveis de mindfulness sem nenhuma técnica específica de meditação.

 

DESAFIO MINDFULNESS

Quer experimentar essa prática libertadora? Então fique atento! Em janeiro, liberaremos os desafios de mindfulness e para participar é só postar uma foto sua nas suas redes sociais realizando o desafio da semana com as hashtags #AnoLaranja #MexasePelaEM e #DesafioMindfulness.

 

VEJA ONDE PRATICAR YOGA GRATUITAMENTE EM SÃO PAULO!

Parque Ibirapuera:
Aulas abertas no último domingo do mês, das 9h às 10h30.
Projeto Maha Karma Yoga:
Aulas no Parque Ibirapuera, Villa-Lobos e Aclimação.