A Sanofi Pasteur, unidade de negócios global de vacinas da Sanofi, e a Translate Bio, empresa terapêutica de RNA mensageiro (mRNA), estão colaborando para desenvolver uma nova vacina de mRNA para COVID-19. Essa parceria nasce de um acordo já existente desde 2018 para o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra doenças infecciosas.

 

A Translate Bio já iniciou o desenvolvimento de diversas combinações de mRNA e usará sua plataforma para descobrir, projetar e fabricar opções candidatas à vacina SARS-CoV-2. A Sanofi, por sua vez, usará sua grande experiência em vacinas e o apoio de suas redes externas de pesquisa para avançar no estudo de candidatas a vacinas para potencial desenvolvimento futuro.

 

Para a Sanofi, esta é a segunda colaboração em esforços para desenvolver uma nova candidata à vacina para COVID-19. Em fevereiro deste ano, anunciamos a colaboração com a americana Autoridade Biomédica de Pesquisa e Desenvolvimento Avançado (BARDA) para pesquisa de uma nova candidata à vacina COVID-19. O acordo com a BARDA estabelece que a Sanofi inicie o desenvolvimento de uma vacina recombinante à base de proteína candidata contra o COVID-19.

 

Estamos comprometidos em alavancar maneiras diferentes de lidar com a crise de saúde pública de COVID-19 testando tratamentos, bem como duas vacinas, utilizando plataformas diferentes. Acreditamos que, quanto mais abordagens exploramos, melhor nossa probabilidade de sucesso em alcançar esse objetivo”, afirmou David Loew, chefe global de Vacinas da Sanofi. "Ter capacidade instalada suficiente será essencial para satisfazer a forte demanda por vacinas que provavelmente veremos e, com base na experiência que tivemos com a parceria até o momento, acreditamos que a plataforma de mRNA da Translate Bio poderia nos ajudar a atender a essa necessidade."

 

"As equipes da Translate Bio e da Sanofi Pasteur geraram dados préclínicos encorajadores sobre vários alvos de doenças infecciosas, como parte de nossa colaboração contínua com a vacina mRNA. Este trabalho servirá de base sólida ao direcionarmos esforços conjuntos de pesquisa contra o COVID-19 para ajudar a lidar com essa ameaça à saúde pública,” disse Ronald Renaud, CEO da Translate Bio. "Nossos esforços colaborativos para combater o COVID-19 alavancarão a inovadora plataforma de mRNA da Translate Bio, bem como a experiência em vacinas da Sanofi e a pesquisa em andamento de COVID-19 com o objetivo de avançar rapidamente com uma nova vacina de mRNA".

 

Sobre as vacinas mRNA

 

As vacinas funcionam imitando agentes de doenças para estimular o sistema imunológico, construindo um mecanismo de defesa que permaneça ativo no organismo para combater infecções futuras. As vacinas de mRNA oferecem uma abordagem inovadora, fornecendo uma sequência de nucleotídeos que codifica o antígeno ou antígenos selecionados, por seu alto potencial de induzir uma resposta imune protetora. As vacinas de mRNA também representam uma alternativa potencialmente inovadora às abordagens de vacinas convencionais por várias razões: sua alta potência, capacidade de iniciar a produção de proteínas sem a necessidade de entrada nuclear, capacidade de desenvolvimento rápido combinado ao potencial para fabricação de baixo custo, além de administração segura usando métodos não virais. Essa abordagem possibilita o desenvolvimento de vacinas para doenças nas quais a vacinação convencional não é uma opção viável atualmente. Além disso, um antígeno desejado ou vários antígenos podem ser expressos a partir do mRNA sem a necessidade de ajustar o processo de produção, oferecendo a máxima flexibilidade e eficiência no desenvolvimento.

 

Sobre a colaboração entre Sanofi e Translate Bio

 

Em 2018, a Translate Bio firmou um contrato de colaboração e licenciamento exclusivo com a Sanofi Pasteur, unidade de negócios global de vacinas da Sanofi, para desenvolver vacinas de mRNA para até cinco patógenos de doenças infecciosas. Essa colaboração reúne a liderança da Sanofi Pasteur em vacinas e a experiência em pesquisa e desenvolvimento de mRNA da Translate Bio. Desde então as empresas estão conduzindo em conjunto atividades de pesquisa e desenvolvimento para avançar nas vacinas de mRNA e o desenvolvimento da plataforma de vacina de mRNA durante um período de pesquisa de três anos. Translate Bio e Sanofi Pasteur avançaram os programas de vacinas de desenvolvimento pré-clínico, incluindo triagem, otimização e produção de formulações de mRNA e LNP em vários alvos. 

 

A Sanofi está fazendo, globalmente, esforços em diferentes frentes para apoiar pacientes, profissionais e autoridades de saúde nesta crise pública. Enfrentaremos juntos este desafio, aprenderemos lições e construiremos um sistema de saúde ainda mais forte.