Prezado(a),

Informamos que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibilizou o Informe Técnicoii sobre a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 11 e 12 anos e indivíduos portadores de Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN) por meio dos CRIEs (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais) no esquema de rotina por meio do Sistema Único de Saúde.

A Sanofi Pasteur é referência no desenvolvimento e distribuição de vacinas em todo o mundo e possui um legado importante na luta contra a doença meningocócica desde a epidemia da década de 1970 no Brasil. Naquela época, produziu vacinas em tempo recorde para proteger a população contra a doença e controlar a epidemia.iii  

Em 2020, contribuiu com aproximadamente metade das doses adquiridas pelo Ministério da Saúde com Menactra®.iv  Esta vacina é o único imunizante totalmente líquido e pronto para uso que protege contra a doença meningocócica ACWY. É direcionada aos indivíduos de 9 meses aos 55 anos de idade.

As doses já estão disponíveis e é responsabilidade do PNI definir e direcionar às regiões de acordo com estratégia do Ministério da Saúde. 

Seguimos ao lado da comunidade médica-científica como parceiros na jornada de saúde, com o objetivo de proteger pessoas e evitar que sofram por uma doença que pode ser evitada por meio da vacinação.

Atenciosamente,

Sanofi Pasteur Brasil

REFERÊNCIAS

  1. Ministério da Saúde.

    Informe Técnico-Orientações técnico-operacionais para a Vacinação dos Adolescentes com a Vacina Meningocócica ACWY (conjugada).

    Brasília, 2020. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Media/sesa/PEI/Informe%20T%C3%A9cnico%20Informe_ACWY___Adolescente_02_03_2020.pdf Acesso em 16/07/2020.

  2. Como as vacinas mudaram um país.xt in field

    Como as vacinas mudaram um país.

    Disponível em: https://www.interfarma.org.br/public/files/biblioteca/como-as-vacinas-mudaram-um-pais-interfarma.pdf . Acesso em 16/07/2020.

  3. Ministério da Saúde.

    Informe Técnico-Orientações técnico-operacionais para a Vacinação dos Adolescentes com a Vacina Meningocócica ACWY (conjugada).

    Brasília, 2020. Disponível em: https://saude.es.gov.br/Media/sesa/PEI/Informe%20T%C3%A9cnico%20Informe_ACWY___Adolescente_02_03_2020.pdf. Acesso em 16/07/2020.

  4. Bula vacina Menactra:

    https://www.sanoficonecta.com.br/-/media/Sanofi/Conecta/Products/Menactra/Bula_Menactra_HCP.ashx. Acesso em 16/07/2020