EcoTalks, uma iniciativa da espanhola Fundação ECO, é uma oportunidade de retomar temas especificamente em oncologia. Esse evento instigante abordou o racional da biologia e os avanços nos tratamentos do câncer de pele.

Na primeira apresentação, 360° em melanoma, o Dr. Luis de La Cruz, médico oncologista do Hospital Universitario Virgen Macarena, de Sevilha, Espanha, abordou o tratamento do melanoma, que apresentou grande avanço nos últimos dez anos e contribuiu com muitos tratamentos novos para outras neoplasias.1
Na segunda apresentação, o Dr. Alfonso Berrocal Jaime, médico oncologista do Hospital General Universitario de Valencia, Espanha, falou sobre os novos tratamentos em câncer de pele não melanoma, com foco na questão de mudança de paradigma.
A Dra. Eva Muñoz, médica oncologista do Hospital Universitario Vall d’Hebron, de Barcelona, Espanha, na terceira apresentação desse evento, abordou as diretrizes para a prática clínica (NCCN2 e AJCC83) e suas implicações.
A quarta e última parte desse evento foi um debate entre os especialistas. Temas muito interessantes como a participação dos pacientes em estudos clínicos, o papel do tratamento neoadjuvante e da cirurgia de resgate no melanoma, além de como contornar a progressão da doença metastática sintomática do sistema nervoso central, foram discutidos.

Foram discutidos como contornar a progressão da doença metastática sintomática do sistema nervoso central.