Cirurgia x Biológicos


The role of biologics in chronic rhinosinusitis with nasal polyps


Bachert C, Desrosiers MY, Hellings PW, Laidlaw TM.  J Allergy Clin Immunol Pract. 2021 (2021)

O presente artigo traz a opinião de especialistas em rinossinusite crônica com pólipo nasal (RSCcPN) em relação ao uso dos biológicos no tratamento da doença. São apresentados diferentes perfis de pacientes, trazendo a discussão sobre as opções terapêuticas mais adequadas de acordo com cada cenário: o uso do biológico antes da cirurgia, depois da cirurgia e a combinação das duas abordagens como possibilidade de estratégia ideal para muitos pacientes com doença recalcitrante.

Efficacy of dupilumab in patients with a history of prior sinus surgery for chronic rhinosinusitis with nasal polyps


Hopkins C, Wagenmann M, Bachert C, Desrosiers M, Han JK, Hellings PW, Lee SE, Msihid J, Radwan A, Rowe P, Amin N, Deniz Y, Ortiz B, Mannent LP, Rout R. (2021)

Essa análise post hoc avaliou uma população agrupada de pacientes com rinossinusite crônica com pólipo nasal (RSCcPN) incluídos nos estudos SINUS-24 e SINUS-52, para avaliar a eficácia de dupilumabe em comparação ao placebo, em subgrupos de pacientes de acordo com a história de cirurgia sinusal prévia (por número de cirurgias e pelo tempo desde a última cirurgia). Resultados de eficácia incluíram os desfechos coprimários: escore de pólipos nasais (EPN) e escore de congestão nasal (CN), tomografia computadorizada (TC) de Lund-Mackay (LMK), teste de desfecho sinonasal (SNOT-22) e escores de olfato. Dupilumabe melhorou de forma significativa todas as medidas de desfecho vs. placebo, em todos os subgrupos por número de cirurgias e pelo tempo desde a última cirurgia. Melhoras no EPN e no escore de Lund-Mackay (LMK) foram maiores em pacientes com <3 anos desde a última cirurgia do que em pacientes com ≥ 5 anos.

Para o artigo completo, entre em contato com o nosso MSL:
mslimunologiabrasil@sanofi.com