Sobre o evento

Este evento virtual discutiu sobre a doença de Fabry e suas comorbidades na prática clínica com a visão das principais sociedades médicas envolvidas no diagnóstico diferencial. Seu objetivo principal foi a troca de experiências entre palestrantes. 

Confira abaixo tudo o que foi falado nesse encontro enriquecedor!
 

  • 5

    Palestrantes nacionais

  • 1

    Palestrante internacional

  • 3

    Sociedades envolvidas

Superando os desafios da doença de Fabry

Aula com o Dr. João Paulo de Oliveira, geneticista português, mediada pela Dra. Ana Maria Martins, a respeito do manejo e monitoramento da Doença de Fabry.

Painel entre as sociedades: SBN (COMDORA), DCC (GEDORAC) e SBGM

Neste painel, a Dra. Ana Maria Martins (IGEIM) e o Dr. João Paulo conversaram com as sociedades médicas envolvidas no manejo da doença de Fabry, representadas pela Dra. Maria Helena Vaisbich (CONDORA), Dra. Sandra Marques (SBC – GEDORAC) e Dr. Fabiano Poswar (SBGM). Durante o encontro, discutiu-se mais sobre os desafios de diagnóstico e acesso e o panorama da Doença de Fabry no Brasil atualmente.

Conversa com o paciente

Confira neste highlight uma conversa enriquecedora entre o Dr. Cassiano Braga e um paciente com doença de Fabry. Durante o diálogo, foi abordada a jornada do paciente e os desafios enfrentados por ele.

Palestrantes

 

 

Dra. Ana Maria Martins - CRM-SP 36.649

Médica pediatra com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo e especialização em Genética e Erros Inatos do Metabolismo. Professora da Universidade Federal de São Paulo e responsável pelo IGEIM.

 

Dr. João Paulo de Oliveira - OM 25.754

Diretor médico do Serviço de Genética Médica do Centro Hospitalar de São João (CHUSJ), no Porto. Prof. de Genética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Membro do Conselho Europeu do Registro de Fabry.

 

Dra. Maria Helena Vaisbich - CRM-SP 49.436

Doutora em Medicina (Nefrologia) pela UNIFESP. Coordenadora do Comitê de Doenças Raras da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Médica nefropediatra do Instituto da Criança, HCFMUSP.

 

Dra. Sandra Marques - CRM-DF 13.769

Especialista em Cardiologia e Ecocardiografia pela SBC/DIC. Mestre em Ciências Médicas pela UnB. Presidente do Grupo de Estudos de Doenças Raras com Acometimento Cardíaco da SBC – GEDORAC.

 

Dr. Fabiano Poswari - CRM-RS 37.639

Doutor em Genética e Biologia Molecular pela UFRGS. Membro da diretoria da SBGM e membro associado da Sociedade Latino-Americana de Erros Inatos do Metabolismo. Médico geneticista do Serviço de Genética Médica, HCPA.

 

Dr. Cassiano Braga - CRM-BA 20.964

Médico nefrologista. Mestre em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Preceptor da Residência Médica e do Estágio em Nefrologia da CSB Feira de Santana. Membro do Comitê de Doenças Raras da SBN (COMDORA).