Sobre o evento

Muitos ainda não conhecem e outros não sabem quais são os pacientes elegíveis à vacinação especial e como encaminhá-los a um CRIE. Foi pensando nisso que a Sanofi Pasteur realizou o evento Oportunidades para otimizar a vacinação dos pacientes especiais.
 

O CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais) foi feito para facilitar o acesso à população, em especial aqueles que necessitam de um atendimento diferenciado e se beneficiariam do uso de imunobiológicos especiais, tais como prematuros extremos, aqueles que tiveram eventos adversos específicos decorrentes de uma vacina, portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de morbidade, ou exposição a situações de risco.

Em 2021, o CRIE passou a oferecer as vacinas pentavalente acelular [contra difteria, tétano, pertussis acelular, inativada contra a poliomielite (VIP)] e Haemophilus influenzae b e a vacina hexavalente acelular [contra difteria, tétano, pertussis acelular, inativada contra a poliomielite (VIP), Haemophilus influenzae b e hepatite B recombinante] para bebês prematuros extremos (nascido com menos de 1 kg ou menos de 31 semanas de gestação), aqueles que experienciaram eventos adversos específicos relacionados às vacinas pentavalente de células inteiras ou DTP ou portadores de quadros clínicos especiais.

Não deixe de orientar todas as unidades de saúde (UBS, maternidades etc.) a identificarem e encaminharem esses bebês e estimularem outros profissionais a fazerem o mesmo!

Materiais para download

Para te auxiliar, a Sanofi Pasteur disponibilizou materiais que podem contribuir para a prática de encaminhamento:

• Kit Maternidades
Dividido em 4 blocos, esse kit aborda:
- As diferenças entre as vacinas combinadas que estão disponíveis nas UBSs, CRIEs e clínicas privadas;
- A transferência ativa de anticorpos maternos na vacinação em prematuros;
- Como encaminhar um paciente elegível ao CRIE;
- Nota técnica do Ministério da Saúde referente à inclusão da vacina penta e hexa no CRIE.

Icone download 03 
Faça download

• Conteúdos científicos de apoio à prática de trabalho
Dividido em 4 conteúdos, abordamos como a vacinação combinada é uma excelente ferramenta para proteger os bebês, principalmente os prematuros, reduzindo dores e efeitos adversos.

Icone download 03
Faça download

Gostou do material? Não deixe de compartilhar com suas unidades de saúde (UBS, maternidades etc.) e não se esqueça de incentivar os pacientes elegíveis a utilizarem os serviços do CRIE.

Palestrantes

 

Dra. Solange Dourado

Pediatra infectologista. Médica do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais – CRIE do Amazonas. Membro do Departamento de Imunizações da SBP.

 

Dra. Tania Petralia

Médica pediatra. Vice-presidente da SBIm Regional RJ. Membro do Depto. de Imunizações da SBP. Presidente do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro.