Sobre o evento

A constante queda na cobertura vacinal do Brasil nos últimos 5 anos1 tem preocupado especialistas, que temem o reaparecimento de doenças que até então estavam erradicadas ou controladas. Entre elas, a poliomielite, cujo último registro no Brasill foi em 1989.2

Pensando nisso, a Sanofi Pasteur realizou o evento Impacto das vacinas combinadas no aumento da cobertura vacinal, a fim de apresentar as novas tecnologias disponíveis em vacinação que podem colaborar com o aumento da cobertura vacinal, as chamadas vacinas combinadas. O evento teve a participação do Dr. Juan Pablo Torres, que contou como as vacinas combinadas colaboraram para o aumento das coberturas vacinais no Chile.

Veja como foi o evento para saber mais!

O Evento em números
  • 4

    palestrantes

  • 2

    HORAS DE EVENTo

  • 185

    INSCRITOS

Coqueluche no Brasil: como estamos?

O Dr. Fernando Morelli, gerente médico de Epidemiologia na Sanofi Pasteur, apresenta dados atualizados sobre a situação da coqueluche no Brasil e os impactos da queda da cobertura vacinal.

Atualização dos dados de pólio em 2021

A Dra. Luiza Helena Falleiros, membra do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, aborda a situação atual da poliomielite no Brasil e destaca os riscos atribuídos à utilização da vacinação oral contra a pólio no cenário que estamos vivendo.

Calendário vacinal de prematuros extremos: CRIEs

O Dr. Renato Kfouri, vice-presidente do Departamento Científico de Imunizações da SPSP, apresenta o esquema vacinal diferenciado do bebê prematuro, os cuidados especiais que eles necessitam e como o CRIE pode auxiliar em sua proteção, inclusive com a utilização da vacinação combinada, que protege contra várias doenças em uma única aplicação.

Vacinas acelulares combinadas agora estão no CRIE

Em 2021, o CRIE passou a oferecer a vacinação combinada acelular para grupos especiais. O Dr. Renato Kfouri conta quem são os pacientes elegíveis, como funciona esse esquema vacinal e quais são os benefícios da vacinação combinada, principalmente em um cenário de queda da cobertura vacinal.

Experiência com a vacina hexavalente no Chile

Dr. Juan Pablo Torres, cirurgião, pediatra, infectologista e doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Chile, traz a experiência chilena, com o uso de vacinas combinadas como ferramenta para ampliar a cobertura vacinal.

Fique por dentro de tudo o que aconteceu no evento

Assista ao vídeo do evento na íntegra e confira tudo o que foi discutido durante este encontro enriquecedor.

Palestrantes

 

Dra. Luiza Helena Falleiros

Professora e doutora. Coordenadora do Departamento de Saúde da Criança da Universidade Metropolitana de Santos – SP. Membro do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

 

Dr. Juan Pablo Torres

Cirurgião, pediatra e infectologista. Doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Chile. Coordenador do Programa de Formação de Especialistas em Infectologia Pediátrica. Subdiretor do Departamento de Pediatria e Cirurgia Infantil Oriental.

 

Dr. Renato Kfouri

Vice-presidente do Departamento Científico de Imunizações da SPSP. Membro da Diretoria de Cursos e Eventos da SPSP.

 

Dr. Fernando Morelli

Gerente médico de Epidemiologia na Sanofi Pasteur.
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Mestrando em Saúde Pública/Epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Research fellowship na Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard.

Referências

1. Agência Brasil. Em queda há 5 anos coberturas vacinais preocupam ministério da saúde. Disponível em:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-10/em-queda-ha-5-anos-coberturas-vacinais-preocupam-ministerio-da-saude.

2. OPAS. Folha informativa – Poliomielite. [Internet] Disponível em:
https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5735:folha-informativa-poliomielite&Itemid=820.