Sobre o evento

Confira como foi o evento de lançamento de Cablivi® (caplacizumabe) no Brasil, o primeiro tratamento aprovado especificamente para a PTTa.

Contamos com a presença de hematologistas brasileiros com grande experiência no tratamento da PTTa, como Dra. Paula Villaça e Dra. Fernanda Orsi, além de palestrantes internacionais, como Dr. Paul Coppo (França) e Dra. Marie Scully (Inglaterra).

Foram abordados temas relevantes sobre o diagnóstico e tratamento da PTTa e experiências com casos clínicos reais.

Assista às aulas gravadas e aproveite a oportunidade de saber mais sobre essa doença rara e potencialmente fatal.

Depoimentos

“Em nosso meio, ainda temos dificuldade de reconhecer e diagnosticar a PTT, que, por sua gravidade, precisa ser tratada pronta e adequadamente. O evento da Sanofi cumpre o importante papel de alertar e orientar nossos médicos hematologistas, e aqueles que atuam nas unidades de emergência, onde esses pacientes são avaliados inicialmente” – Dra. Dayse Lourenço, professora associada livre docente da disciplina de Hematologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP

O Evento em números

  • 2

    palestrantes internacionais

  • 5

    palestrantes nacionais

  • 5

    temas

  • 2

    sessões interativas


Highlight 01

Atualização sobre as ferramentas de diagnóstico da PTT: o papel dos escores clínicos e dos testes laboratoriais – Dra. Fernanda Orsi

A Dra. Fernanda mostrou a importância de um rápido diagnóstico clínico para não retardar o início do tratamento, dada a gravidade da doença. Também apresentou escores numéricos, como o PLASMIC, que ajudam nessa tomada de decisão. Finalmente, concluiu ao apresentar a importância da confirmação com exames laboratoriais (ADAMTS13), pois o diagnóstico diferencial da PTTa pode ser bastante desafiador.

Highlight 02

Novos paradigmas no tratamento da PTTa – Dra. Marie Scully

A Dra. Scully iniciou sua aula com uma revisão da fisiopatologia da PTTa e do papel da ADAMTS13.  Em seguida, fez uma revisão sobre a evolução do tratamento da PTTa, explicou sobre o nanoanticorpo caplacizumabe e, por fim, mostrou os resultados dos estudos pivotais TITAN e HERCULES.

Highlight 03

As novas recomendações da ISTH sobre diagnóstico e tratamento da PTTa – Dra. Paula Villaça

A Dra. Paula apresentou as recomendações dos novos guidelines da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH) sobre o diagnóstico e tratamento da PTTa.

Highlight 04

Como tratar a PTTa em 2021? A experiência do estudo Caplavie – Dr. Paul Coppo

O Dr. Coppo apresentou o estudo Caplavie, sua experiência real com caplacizumabe no Centro de Referência de Microangiopatias Trombóticas na França.
 

Highlight 05

Experiência do uso de caplacizumabe em pacientes brasileiros através do Programa de Acesso Expandido – Dr. Eduardo Ribeiro, Dr. João Samuel Farias e Dr. Tiago Boechat

Os palestrantes apresentaram casos clínicos do programa de Acesso Expandido de Caplacizumabe no Brasil.

Palestrantes

 

 

Dr. Paul Coppo

Professor de Hematologia e médico do Hospital Saint-Antoine, em Paris. Chefe da Rede Francesa de Referência para Trombóticos Microangiopatias (CNR-MAT), um centro de recursos para o diagnóstico e gestão de MATs, e líder do Departamento de Neoplasias Linfoides.

 

Dra. Marie Scully

Hematologista consultora nos hospitais da University College London (UCL). Professora de Hemostasia e Trombose na UCL, em Londres. Líder clínica de PTT e MATs associados no UCLH, centro especializado em PTT no Reino Unido. Diretora do Registro de PTT do Reino Unido. Revisora da Hematologia e de periódicos médicos relacionados.

 

 

Dra. Paula Villaça

CRM - SP 62.107

Médica da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo e do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Professora colaboradora da Universidade de São Paulo. Membro do comitê de Trombose e Hemostasia da ABHH e do Grupo Cooperativo Latinoamericano em Trombose e Hemostasia (CLAHT).

 

 

Dra. Fernanda Orsi

CRM - SP 94.114
Médica hematologista pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Campinas/UNICAMP. Professora do Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Professora visitante do Departamento de Epidemiologia Clínica do Leiden University Medical Center. Representante no Brasil do Grupo Cooperativo Latino-Americano de Hemostasia e Trombose (CLAHT).