Sobre o evento

Este evento de nível nacional teve como objetivo trazer aos farmacêuticos que atuam no ambiente hospitalar uma discussão sobre tromboembolismo venoso e gestão de suprimentos na cadeia medicamentosa durante a pandemia de COVID-19.

COVID-19: onde entra a trombose?

A Dra. Maria Chiara Chindamo explica a relação entre COVID-19 e TEV a partir das atualizações obtidas até o momento, aprofundando-se nas manifestações trombóticas durante a infecção pelo coronavírus. Além disso, ela fala mais sobre as recomendações de profilaxia de TEV na COVID-19.
 

Diretrizes Brasileiras para tratamento hospitalar do paciente com COVID-19: tratamento farmacológico

A Dra. Solange Bricola fala sobre as diretrizes divulgadas pela CONITEC, quais são os critérios de elegibilidade, as considerações sobre o uso de corticosteroides na abordagem terapêutica, bloqueadores de receptores da IL-6 e anticoagulantes e os principais passos para garantir a segurança dos medicamentos.

Desafios da farmácia hospitalar frente à pandemia

A Dra. Daniela de Faria Appoloni aborda os pilares da utilização segura de medicamentos na COVID-19, explicando como funciona cada um deles, e comenta as recomendações aprendidas durante a pandemia.
 

Resoluções e notas técnicas da ANVISA

Além das resoluções e definições de uso e abastecimento de medicamentos, a Dra. Elaine Lazzaroni comenta o legado da pandemia para a farmácia hospitalar, abordando o que funcionou ou não nesse período.

Palestrantes

 

 

Dra. Maria Chiara Chindamo
CRM - RJ 54313-8

Professora adjunta do Departamento de Clínica Médica da UFRH. Coordenadora do Serviço de Clínica Médica do Barra D’Or. Membro da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH).

 

Dra. Solange Bricola

CRM - SP 10856
Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH. Ex-coordenadora da Farmácia Clínica do Serviço de Clínica Geral e do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do HCFMUSP. Ex-professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

 

Dra. Daniela Appoloni
CRF - SP 29197

Pós-graduada em Farmácia Clínica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Especialista em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica pela SBRAFH. MBA em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Faculdade Oswaldo Cruz. Coordenadora de Farmácia Clínica e Farmacêutica Responsável do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

 

Dra. Elaine Lazzaroni

CRF - RJ 6071
Farmacêutica. Doutora em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Atuação na Divisão de Suprimentos do INCA/MS. Vice-presidente executiva da SOBRAFO.