Sobre o evento

Este evento foi uma oportunidade de avaliar a conduta médica utilizando uma nova tecnologia fornecida pelo Safe Classes, em que podemos observar de forma digital a abordagem médica e seus critérios de avaliação de acordo com o caso clínico da sala.

Abordagem médica aos pacientes com COVID-19

Os palestrantes debateram sobre a profilaxia de TEV com enoxaparina em pacientes com COVID-19. Os médicos contam que buscam entender o histórico dos pacientes antes de decidir o próximo passo.

Anticoagular ou profilaxia em dose intermediária: qual é a melhor conduta?

Neste vídeo, são discutidos os estudos multiplataforma e ACTION (AntiCoagulaTIon cOroNavirus).

Qual é a conduta adequada ao paciente com supradesnivelamento do segmento ST?

Confira as opiniões dos palestrantes sobre a conduta que cada um seguiria em diferentes casos.

Há indicação da associação entre antiagregante plaquetário e cateterismo no paciente com vários trombos, porém sem evidência de placa ateromatosa?

Neste vídeo, os palestrantes discutem se nesse caso, após o cateterismo, o paciente ficaria em dupla antiagregação, só com dupla antiagregação anticoagulante, só com antiplaquetário anticoagulante ou só com anticoagulante, além do uso de 2B 3A.

Paciente teve trombose no uso de anticoagulante?

Os palestrantes opinam se, nesse caso, trocariam o anticoagulante ou se medicariam com heparina ou CAT.

Palestrantes

 

 

Dr. Adilson Paschoa
CRM - SP 42.525

Graduado pelo Centro de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia. Membro da International Society on Thrombosis and Haemostasis. Membro do Comitê de Tromboembolismo Venoso da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

 

Dr. Ari Timerman

CRM - SP 17.267
Doutor em Medicina (Cardiologia) pela USP. Especialista em Cardiologia pela SBC. Diretor da Divisão Clínica Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.



 

Dr. Carlos Gun
CRM - SP 40.185

Diretor de Pesquisa e Ensino do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Presidente da Comissão de Ensino e Residência Médica do IDPC. Professor titular de Cardiologia da Universidade de Santo Amaro – UNISA.

 

Dr. Eduardo Sad 

CRM - MG 21.652
Médico intensivista pela AMIB. Coordenador do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital Vera Cruz BH-MG. Membro da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia. Fellow do American College of Chest Psysician, participante do grupo de Profilaxia do Tromboembolismo Venoso. 



Dr. Felipe Gallego
CRM - SP 101.873

Coordenador da unidade Coronariana do Instituto do Coração (InCor) HCFMUSP. Coordenador do Hands On – SCA, da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 

Dr. Marcelo Calil

CRM - SP 73.033
Professor responsável pela disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica da Faculdade de Medicina da Faculdade de Medicina Santa Marcelina (FASM). Coordenador do Módulo Cirúrgico da FASM. Professor da disciplina de Cirurgia Vascular da FASM. Preceptor da Residência Médica de Cirurgia Vascular do Hospital Santa Marcelina. Membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

 

 

Dr. Maria Chiara
CRM - RJ 53414-8

Professora adjunta do Departamento de Clínica Médica da UFRJ. Coordenadora do Serviço de Clínica Médica do Barra D'or. Membro da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH).

 

Dr. Rogerio Sad 

CRM - MG 29.139
Coordenador do CTI do Instituto Mário Penna, do hospital Vera Cruz e do Hospital dos Servidores do Estado de Minas Gerais. Médico intensivista titulado pela AMIB. Membro da SBTH.