O Câncer na Maturidade

A população mundial está envelhecendo mais rapidamente do que nunca. Em 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos deverá dobrar1. As pessoas com câncer também estão envelhecendo. Aproximadamente 37% dos novos casos de câncer em todo o mundo são diagnosticados em pessoas com mais de 70 anos de idade2, e prevê-se que esse número mais que dobre em 20403. Essa tendência surpreendente representará um marco significativo para os indivíduos, famílias, comunidades e sistemas de saúde em todo o mundo.4

Nossa iniciativa Câncer na Maturidade visa enfrentar os desafios do câncer e do envelhecimento. Estamos colaborando com a comunidade com conteúdo atualizado, promovendo discussões para que pacientes idosos com câncer tenham a melhor chance possível de envelhecer com qualidade.

Entrevista com Dr. Fernando Maluf e Dra. Theodora Karnakis

De acordo com Dra. Karnakis, quase 60% dos diagnósticos de câncer são em população geriátrica, um público que geralmente possui 3 ou mais comorbidades e é bastante heterogêneo em relação às capacidades físicas e funcionalidades. Logo, a melhor compreensão desses pacientes, como entender o quadro de outras doenças e quais os medicamentos em uso, implica diretamente na proposta do tratamento oncológico e favorece a tomada de decisões com segurança.

Confira a entrevista na íntegra.