VÍDEO

Safety Zone: estratificação das intervenções e o caminho para excelência

Publicado

Set/2021

10 min

Como aumentar o desempenho na adequação da profilaxia de TEV? Nesta videoaula, veremos as principais intervenções e auxílio a equipe hospitalar na abordagem de todos os modos de falha no processo de prevenção do TEV.

Karina Pires Pecora

COREN-SP 92838
Enfermeira pós-graduada em Terapia Intensiva Adulto pelo Centro Universitário São Camilo. MBA executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialização internacional em Qualidade de Saúde e Segurança do Paciente pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (UNL).

Existem meios de estratificar as principais intervenções e auxiliar a equipe a abordar todos os modos de falha no processo de prevenção do TEV.1

Entre eles estão: 

  • A revisão dos esforços para integrar o protocolo de profilaxia de TEV aos processos de internação e de transferência entre unidades assistenciais. Os lembretes sobre profilaxia de TEV integrados à anamnese, ao exame físico e às visitas multidisciplinares a beira leito.
  • checklist no momento da alta, quando há necessidade de profilaxia estendida.
  • A auditoria e o feedback, que contribuem para o sucesso do desempenho e o processo e identificam grupos que se beneficiariam de abordagens educacionais.
  • A educação de enfermeiros e técnicas de vigilância ativa, que podem monitorar e melhorar a administração confiável de profilaxia mecânica.
  • Os programas de deambulação precoce, que podem melhorar os resultados pós-cirúrgicos, principalmente nas cirurgias ortopédicas.1
  • Por fim, o monitoramento em tempo real pode elevar à melhoria da qualidade ao nível 5, com desempenho da adequação da profilaxia de TEV maior que 90%.1

Compartilhar

    Referências

    1. Maynard G.
      Preventing hospital-associated venous thromboembolism: a guide for effective quality improvement; 2nd ed. Rockville, MD: Agency for Healthcare Research and Quality; August 2016.
      AHRQ Publication No. 16-0001-EF. Disponível em: https://www.ahrq.gov/sites/default/files/publications/files/vteguide.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.