ARTIGO

Farmacocinética e farmacodinâmica dos antimicrobianos com foco nos glicopeptídeos

Publicado

Set/2021

5 min

Hero artigo

Nesta videoaula, serão mostrados alguns aspectos inovadores de PK/PD de antimicrobianos com foco específico em glicopeptídeos.

Dr. Federico Pea

Departamento de Medicina da Universidade de Udine. Instituto de Farmacologia Clínica do Hospital Universitário Santa Maria della Misericordia. Agência Sanitária Universitária Friuli Centrale (ASU FC) em Udine, Itália.

O monitoramento terapêutico de drogas antimicrobianas é recomendado em pacientes críticos adultos; para a teicoplanina, recomenda-se a dosagem da concentração de vale (imediatamente depois da administração ou 30 minutos antes dessa), com uma concentração mínima alvo de 15-30 mg/L.

Alguns achados sustentam essa recomendação. A concentração mínima alvo de 15-30 ug/mL pós-administração foi associada a uma melhor resposta clínica, sem aumento dos eventos adversos renais e hepáticos em pacientes com infecção não complicada causada por Staphylococcus resistentes à meticilina (MRSA).2 

A concentração de vale alvo maior ou igual a 20 ug/mL foi associada a uma melhor resposta clínica no tratamento da bacteremia e/ou infecções complicadas causadas por MRSA.

No cenário de terapia antimicrobiana parenteral ambulatorial, a teicoplanina é considerada segura e com baixo nível de falha terapêutica.Sugere-se que o monitoramento da teicoplanina seja feito de acordo com a gravidade da infecção e/ou a complexidade do estado patofisiológico dos pacientes.

Em pacientes críticos, a primeira avaliação deve ser feita em 48h, e depois a cada 48-72h; em pacientes com neutropenia febril, a cada 48-72h; naqueles com insuficiência renal aguda ou doença renal terminal, a cada 72-96h; e em pacientes de terapia antimicrobiana parenteral ambulatorial com infecções articulares, uma vez por semana.5 

A individualização do tratamento com teicoplanina por meio do monitoramento terapêutico pode representar uma importante ferramenta para o uso racional de antimicrobianos.5 

Compartilhar

    Referências

    1. Abdul-Aziz MH, Alffenaar JC, Bassetti M, Bracht H, Dimopoulos G, Marriott D, et al.
      Antimicrobial therapeutic drug monitoring in critically ill adult patients: a Position Paper.
      Intensive Care Med. 2020 Jun;46(6):1127-53.

    2. Hanai Y, Takahashi Y, Niwa T, Mayumi T, Hamada Y, Kimura T, et al.
      Optimal trough concentration of teicoplanin for the treatment of methicillin-resistant Staphylococcus aureus infection: A systematic review and meta-analysis.
      J Clin Pharm Ther. 2021 Feb 6.

    3. Ueda T, Takesue Y, Nakajima K, Ichiki K, Ishikawa K, Takai Y, et al.
      Clinical efficacy and safety in patients treated with teicoplanin with a target trough concentration of 20 μg/mL using a regimen of 12 mg/kg for five doses within the initial 3 days.
      BMC Pharmacol Toxicol. 2020 Jul 8;21(1):50.

    4. Dabrowski H, Wickham H, De S, Underwood J, Morris-Jones S, Logan S, Marks M, Pollara G.
      Clinical outcomes of teicoplanin use in the OPAT setting.
      Int J Antimicrob Agents. 2020 Mar;55(3):105888.

    5. Pea F.
      Teicoplanin and therapeutic drug monitoring: An update for optimal use in different patient populations.
      J Infect Chemother. 2020 Sep;26(9):900-7.