Após longos períodos de trabalho ou durante uma folga na agenda, a ideia de viajar para descansar e ter alguns momentos de lazer é uma das primeiras coisas que vem à cabeça.

Normalmente, viajar para localidades mais próximas possibilita mais flexibilidade durante a organização e um gasto menor. Contudo, ao decidir visitar regiões mais distantes, é preciso planejamento, principalmente no que diz respeito à segurança da saúde.

Ao deixar de pesquisar sobre a região para a qual está indo, o passeio tão aguardado pode se transformar numa grande dor de cabeça caso você adoeça ou precise cuidar de algum familiar que ficou doente. 

Dessa maneira, veja algumas dicas para cuidar da sua saúde durante uma viagem:

    icone viagem

    Ao conhecer com um pouco mais de profundidade a região para a qual está indo, você pode prevenir alguns problemas.

    Por exemplo, se é uma região com alto número de pernilongos, por exemplo, você pode se preparar colocando alguns frascos de repelente nas suas malas.

    icone vacina

    Alguns países que possuem regiões endêmicas para algumas doenças exigem que os viajantes estejam com o calendário de vacinação atualizado. 

    As exigências mudam de acordo com cada país. Por isso, é importante pesquisar informações específicas sobre seu destino.

    Após ter conhecimento sobre as imunizações exigidas, consulte os pontos de vacinação próximos à sua residência. Boa parte delas são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. É recomendado que as vacinações sejam realizadas de 4 a 6 semanas antes da viagem.

    icone civp

    O CIVP é o Certificado Internacional de Vacinação. Esse documento comprova que você possui imunização contra doenças e é exigido para entrar no território de alguns países.

    Para emití-lo, basta seguir alguns passos:

    Vacine-se

    Como você viu, é possível vacinar-se em postos de saúde da rede pública ou clínicas privadas. Após a vacina, você deve guardar o comprovante de vacinação, que será utilizado na emissão do certificado.

    Cadastre-se

    O certificado pode ser emitido online e impresso em casa. 

    Para essa opção, você pode se cadastrar no Portal de Serviços do Governo Federal e depois solicitar o certificado em seguida na página de Saúde e Vigilância Sanitária do portal.

    Faça a emissão

    Ao optar pelo atendimento web, você deve acessar o Portal de Serviços do Governo Federal para imprimir o Certificado em casa. Você também receberá o arquivo no e-mail cadastrado no Portal de Serviços.
    O CIVP emitido no Portal de Serviços do Governo Federal será assinado eletronicamente pelo servidor da Anvisa e deverá ser, obrigatoriamente, assinado pelo viajante após sua impressão, no campo adequado (ao lado do termo “cuja assinatura segue”).

    icone seguro

    Em alguns países, pessoas estrangeiras não possuem acesso ao sistema de saúde gratuito. Por isso, é recomendado que se faça um seguro internacional de saúde antes de viajar para outros países.

    Assim, você estará assegurado caso aconteça algum acidente e você precise de uma unidade hospitalar.

    icone seguro

    Além de consultar possíveis riscos presentes no seu destino de viagem, é sempre importante verificar como está sua saúde e a dos seus familiares. 

    Desse modo, caso alguma diversidade seja identificada, é possível tratá-la e evitar problemas maiores durante o descanso.

Cuidar da sua saúde é cuidar do próximo

Ao vacinar-se antes de viajar para outros países, você se protege e protege as pessoas ao redor. Entrar em um país estando infectado por um vírus incomum na região pode até mesmo desencadear surtos de algumas doenças. 

Por isso, é importante manter as imunizações em dia e prezar pela segurança de todos. 

Juntos, protegemos a vida.

Nos siga nas redes sociais:

  

Compartilhar