ARTIGO

Dicas para atender pessoas com deficiência

Publicado

Jun/2023

10 min

Hero artigo

Pessoas com deficiência apresentam impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais e a acessibilidade é essencial para eliminar as barreiras sociais. Neste artigo, apresentamos algumas dicas úteis para os balconistas atenderem ainda melhor PCDs em farmácias.

Introdução

Segundo dados do censo 2019 do IBGE, 8,4% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, contabilizando mais de 17,2 milhões de pessoas. Esse número é ainda maior ao considerar a população 60+, um grupo em que a taxa de incapacidade fica em torno de 25%.1

Figura 1

Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional de Saúde 2019.

Quem são as pessoas que entram nessas estatísticas?

Pessoas com deficiência (PCD) são aquelas que apresentam quaisquer impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais podem dificultar ou impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade com as demais pessoas.2

Apesar de existirem barreiras inerentes à diversidade de todo cidadão, o grupo de PCDs enfrenta inúmeros desafios em seu cotidiano, por exemplo, o acesso a produtos e serviços em estabelecimentos comerciais.2 A fim de eliminar os entraves para que essas pessoas possam ter uma efetiva participação nos vários âmbitos da vida social, ações de acessibilidade devem ser implementadas. E a acessibilidade vai além de buscar a inclusão apenas de pessoas com deficiência, mas também busca a inclusão daquelas com "mobilidade reduzida", como idosos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos (art. 3º, IX, da Lei nº. 13.146/2015).3

Existem vários tipos de deficiências2,4

Figura 2

Dessa forma, para garantir a inclusão e a acessibilidade dessas pessoas, é importante que os balconistas nas farmácias estejam preparados para atendê-las adequadamente. Veja algumas dicas úteis abaixo.

Dicas para o atendimento

Compreensão das necessidades do cliente

Um dos principais passos para estimular a inclusão é estarmos abertos às diferenças. Por exemplo, um dos maiores desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual está relacionado ao acesso à informação e às barreiras existentes na comunicação.5 O mesmo ocorre com relação aos pacientes surdos, quando muitas vezes há dificuldades na comunicação durante o atendimento farmacêutico, deixando a relação paciente/farmácia mais distante.6

Assim, para que os pacientes com deficiência sejam incluídos na integralidade da assistência farmacêutica, o balconista deve compreender as necessidades individuais de cada PCD, oferecendo ajuda sempre que necessário.4 Com isso, o profissional vai conseguir oferecer o produto ou serviço mais adequado ao cliente, por meio de um atendimento personalizado, enfatizando também a importância do uso correto e seguro dos medicamentos.7,8 

É importante relembrar que nem todas as deficiências são visíveis, por isso é importante abordar todos os clientes com respeito e discrição.4

Estímulo à acessibilidade

Acessibilidade é fundamental para atender PCDs em farmácias. Uma pesquisa feita com 95 PCDs mostrou que uma das principais limitações de acessibilidade foi principalmente a infraestrutura interna dos estabelecimentos. Para 86% dos entrevistados, isso gera um sentimento de insatisfação.9

Figura 3

Adaptado de: Ocampo ES. Revista Valore. Volta Redonda. 7:e-7045, 2022.9

Assim, é importante estar atento às barreiras arquitetônicas, tais como escadas, elevadores, portas estreitas e buracos no chão, que podem dificultar o acesso de clientes com deficiência física. Caso perceba que o cliente está enfrentando dificuldades, pergunte como pode ajudar, pois cada pessoa possui suas próprias técnicas de locomoção. Além disso, não se preocupe em utilizar palavras como "andar" e "correr", pois as pessoas com deficiência física as empregam naturalmente. Se presenciar um tombo, ofereça ajuda imediatamente. Mas nunca ajude sem perguntar se e como deve fazê-lo!2

Atendimento personalizado

É importante tratar os clientes com deficiência da mesma forma que os clientes sem deficiência. No entanto, é necessário levar em consideração as necessidades específicas de PCDs para evitar situações desconfortáveis e garantir um atendimento personalizado.2

Figura 4

O compromisso com a acessibilidade, a boa comunicação e o atendimento personalizado são fundamentais no atendimento à PCD. Ao seguir essas dicas, os balconistas podem garantir que seus clientes com deficiência se sintam bem-vindos e atendidos de forma adequada e respeitosa. 

Vale ressaltar que a inclusão de pessoas com deficiência nas atividades cotidianas é uma questão de direitos humanos e de justiça social3 e a farmácia pode desempenhar um papel importante na promoção da inclusão e da acessibilidade para todos, independentemente de suas habilidades e limitações.

A Sanofi está trabalhando para que, junto com a sociedade, possamos vencer os desafios de grupos minoritários! Ao longo dos próximos oito anos, milhares de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, pesquisadores, e pacientes serão capacitados para conversar sobre o assunto e, assim, contribuírem para que mudanças ocorram. A partir dessas conversas, serão produzidos pesquisas, dados e recomendações, que serão transformados em ações reais para mudar o cenário de desigualdade na saúde. Além disso, um novo programa global de bolsas de estudos será lançado para indivíduos de grupos minoritários, assim como coalizões com organizações sem fins lucrativos, ativistas, empresas e governos estão sendo construídas para compartilhar as melhores práticas e coordenar atividades duradouras. Essas são algumas ações adotadas pela Sanofi para melhorar a vida das pessoas, independentemente de quem são ou de onde vêm.10

Leia também o artigo Estratégias para melhor experiência na farmácia, que traz uma interessante discussão sobre estratégias para melhorar a experiência do cliente em geral, com dicas de atendimento, organização, personalização de experiência e de fidelização, o que acaba por também aumentar os resultados na farmácia.

    Referências

    1. Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil - IBGE.
      Disponível em: https://static.poder360.com.br/2022/09/ibge-pessoas-deficiencia-desemprego-21set2022.pdf. Acesso em: 02 maio 2023.

    2. Como Atender o Cliente com Deficiência - SEBRAE/SP.
      Disponível em: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/Content/uploads/20151022155151_Manual_Como_Atender_O_Cliente_Com_Deficiencia%20_CARTILHA_SEBRAESP.pdf. Acesso em: 02 maio 2023.

    3. Silvestre GF, Hibner DA, Ramalho CVN.
      A responsabilidade civil da empresa pela inacessibilidade da pessoa com deficiência ao estabelecimento empresarial: questões materiais e processuais.
      Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law. 2018;18(3):731-758.

    4. Lei para uso de cordão que identifica “pessoa com deficiência oculta” é sancionada em BH - G1.
      Publicado em: 02 Jan 2023. Disponível em:  https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2023/01/02/lei-para-uso-de-cordao-que-identifica-pessoa-com-deficiencia-oculta-e-sancionada-em-bh.ghtml. Acesso em: 02 maio 2023.

    5. Mendes ADM, Batista DCM, Jesus DH de, Araujo T de.
      Gerenciamento e adaptação do Leiaute: proporcionando a inclusão social.
      June 2015. http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9425.

    6. de Brito Araújo M, Gomes NP, Marquez CO.
      Pharmaceutical care for deaf people: a literature review. RSD.
      2023;12(1):e2812139452-e2812139452.

    7. Balconista de Farmácia - PRONATEC.
      Disponível em:  https://pronatec.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2012/07/bf1.pdf. Acesso em: 02 maio 2023.

    8. de Brito ICCS, Campos HMN, Santos GS, et al.
      Vista do Papel do farmacêutico e da farmácia comunitária na Atenção à Saúde: percepção de estudantes universitários.
      Espac. Saúde. 2022;23:e868

    9. Ocampo ES, Pereira NN, Leandro FR, Ribeiro JD.
      Acessibilidade da População com Deficiências em Ambientes Públicos e Privados: Um Estudo de Caso.
      Revista Valore. Volta Redonda, 7: e-7045, 2022.

    10. Um Milhão de Diálogos - Sanofi.
      Acessado em 02 de maio de 2023. Disponível em: https://www.sanofi.com.br/pt/nossa-responsabilidade/diversidade-e-inclusao/um-milhao-de-dialogos. Acesso em: 02 maio 2023.