Introdução

As vacinas meningocócicas quadrivalentes conjugadas oferecem proteção contra quatro sorogrupos clinicamente importantes de Neisseria meningitidis – A, C, W e Y.

A vacina MenACWY-TT (MenQuadfi) é uma vacina meningocócica quadrivalente
conjugada com toxoide tetânico (sorogrupos A, C, W e Y) desenvolvida para uso em
indivíduos a partir de 6 semanas de idade.

A vacina MenACWY-TT está aprovada nos Estados Unidos desde abril de 2020 para a administração em dose única a partir dos 2 anos de idade. O uso global dessa vacina
tem sido avaliado para todas as faixas etárias a partir de 6 semanas de idade.

Objetivo: Os dados dessa publicação foram gerados como parte de um estudo (MET57) conduzido no México, Rússia, Coreia do Sul e Tailândia para avaliar a segurança e a imunogenicidade da MenACWY-TT quando coadministrada com as vacinas pediátricas de rotina em crianças de 12 a 23 meses não vacinadas com vacinas meningocócicas.

Avaliação


Segurança

Os dados de segurança foram registrados até 30 dias após a vacinação:

Eventos adversos (EAs) imediatos que ocorreram até 30 minutos após a vacinação.

Reações esperadas no local da aplicação (sensibilidade, eritema, edema) e sistêmicas (febre, perda de apetite, irritabilidade, êmese, choro anormal e sonolência) que ocorreram até sete dias após a vacinação.

EAs não graves e não esperados que ocorreram entre o dia 0 e o dia 30.

Qualquer EA grave (EAG) que ocorreu durante todo o estudo.

Imunogenicidade

Os anticorpos contra sorogrupos meningocócicos A, C, W e Y foram mensurados por ensaio bactericida sérico utilizando soro humano como fonte de complemento (hSBA) e de coelho (rSBA) no início do estudo (D0) e 30 dias(D30) após a vacinação.

Principais resultados


Segurança


Os perfis de segurança da administração apenas da MenACWY-TT ou de sua administração concomitante com as vacinas MMR+V são, em geral, comparáveis.

A vacina MenACWY-TT foi bem tolerada quando administrada concomitantemente com as vacinas MMR+V.

Não houve descontinuação por nenhum dos participantes do estudo por causa de um EA.

As taxas de EAGs foram baixas e nenhum EAG foi considerado relacionado à vacina.

Nenhuma morte ocorreu durante o estudo.

Imunogenicidade


A resposta imune para os sorogrupos A, C, W e Y induzida pela administração apenas da vacina conjugada MenACWY-TT foi comparável aos da administração concomitante de MenACWY-TT com as vacinas MMR+V.
A porcentagem de indivíduos com títulos hSBA ≥1:8 (intervalo: 92,9% a 100%) ou com títulos rSBA ≥1:128 (intervalo: 97,6% a 100%) foi comparável em todos os grupos do estudo e para todos os quatro sorogrupos (A, C, W e Y). (Figura 1)

O perfil de imunogenicidade (médias geométricas dos títulos de anticorpos [GMTs] e taxas de respostas) da administração apenas das vacinas MMR+V foi comparável ao da administração concomitante das vacinas MMR+V com a vacina MenACWY-TT. (Figura 2)
 

Mensagens principais

• A vacina MenACYW-TT pode ser administrada concomitantemente com as vacinas MMR+V a crianças (12 a 23 meses) sem afetar a imunogenicidade ou o perfil de segurança de qualquer uma das vacinas analisadas neste estudo.

A vacina MenACYW-TT pode ser administrada concomitantemente com as vacinas MMR+V a crianças (12 a 23 meses) sem afetar a imunogenicidade ou o perfil de segurança de qualquer uma das vacinas analisadas neste estudo.