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Dicas para atuar de forma estratégica na farmácia: habilidades não técnicas

Publicado

Jun/2023

9 min

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Atualmente, ter apenas conhecimentos técnicos não é suficiente. Os clientes querem um balconista que os atenda de forma humanizada e personalizada, para isso é necessário ter habilidades não técnicas, como empatia e boa comunicação. Veja aqui 7 dicas para te ajudar!

Introdução

Aprender habilidades técnicas, como saber organizar a farmácia e receber os produtos, é importante para exercer o trabalho como balconista.1 Porém, se concentrar apenas nesse tipo de habilidade não é suficiente para um bom atendimento. 

Para construir um relacionamento com o cliente e trabalhar bem em equipe, outras habilidades, como ter empatia e saber se comunicar, são essenciais.2,3 O cliente pode não se lembrar exatamente de como você o auxiliou, mas se lembrará de como você o tratou!2

Veja a seguir 7 dicas para desenvolver habilidades não técnicas e atuar de forma estratégica como balconista.

1. Empatia

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. O atendimento ao cliente na farmácia envolve não só a atenção às palavras, mas também a percepção dos sentimentos e gestos. Além disso, é importante mostrar que você está realmente ouvindo o que ele está dizendo. Algumas formas de demonstrar isso são:4

  • Mostrar respeito. Por exemplo, se apresentar e perguntar como pode ajudar.
  • Encorajar o cliente a se expressar, deixando-o mais à vontade para falar sobre sua condição ou fazer perguntas.
  • Mostrar compreensão. Reformular as palavras do cliente pode ajudar, por exemplo, se ele está preocupado com alguma coisa, você pode responder: “é comum se preocupar com [x]”.
Figura 01

2. Boa comunicação

Se comunicar claramente e com confiança é essencial para um bom atendimento. Se você e o cliente não se entenderem, você não encontrará o produto ou a solução adequada. Para isso:2,3

Figura 02

3. Honestidade e transparência

Todos preferem informações honestas, verdadeiras e transparentes do que meias-verdades.3  

Em situações estressantes, como um cliente enraivecido porque o seu medicamento não chegou ou se você não sabe responder às perguntas do cliente, é normal pensar em estratégias possíveis para fugir daquilo. Nesses casos, mantenha o equilíbrio e seja sincero. Nunca prometa produtos ou prazos que não possam ser cumpridos, nem invente uma informação porque se vê pressionado pelo cliente.1 A melhor postura é se desculpar e procurar uma solução, como pedir para que o cliente espere alguns instantes até que você confirme a informação com o farmacêutico. A seriedade e a firmeza com que você conduz uma situação difícil irão influenciar a satisfação do cliente.1

Figura 03

Além disso, caso aconteça de você errar, assuma a responsabilidade e não culpe outra pessoa. Você será mais respeitado se assumir seus próprios erros.3

4. Atenção

A farmácia pode ser um lugar com muitas distrações e muitas tarefas a serem realizadas. A ansiedade de querer fazer várias coisas ao mesmo tempo acaba dividindo a atenção e aumenta a chance de cometer erros. Especialmente quando você está atendendo um cliente, se não estiver atento, pode passar a impressão de que ele não é importante o suficiente.2 

5. Antecipação

Um bom balconista se adianta às necessidades do cliente. Isso fortalece sua ligação com ele, fazendo com que o cliente o procure novamente nas suas futuras necessidades.1

Figura 04

Isso requer se adaptar a cada cliente, pois as pessoas são diferentes nas suas peculiaridades e têm necessidades individuais. Imagine o atendimento a um cliente com baixa audição. Qual estratégia deverá ser adotada no atendimento para que ele tenha acesso às mesmas informações que seriam repassadas a outros clientes? A barreira linguística não pode justificar um atendimento “parcial”, “menor” ou “incompleto” e é necessária a busca por alternativas de comunicação.1

A antecipação também é importante para evitar o agravamento de certos cenários. Ao observar a atividade na farmácia, veja se você consegue reconhecer problemas potenciais baseados na experiência anterior com um cliente e se antecipar a certas situações com base no comportamento dele. Por exemplo, se um cliente entrar na farmácia irritado, vendo o comportamento dele em relação aos membros da equipe, é possível antecipar-se e tentar evitar situações mais sérias.5

6. Agilidade de aprendizagem

As mudanças que ocorrem no mundo estão cada vez mais rápidas e as habilidades e experiências que você tinha para ser um estudante bem-sucedido podem não ser as mesmas que farão de você um bom profissional.3

No ambiente farmacêutico, a cada ano surgem novas legislações que regulamentam o setor,  são lançados novos medicamentos, outros são retirados, e sempre há novidades no mundo dos cosméticos.1 Portanto, para ser um profissional de sucesso, deve-se ter vontade de aprender coisas novas, estar sempre em busca de novos conhecimentos, para além do que é exigido no dia a dia.3

7. Inteligência emocional e trabalho em equipe

A inteligência emocional é uma habilidade muito importante para ser bem-sucedido como profissional. Saber administrar suas emoções te ajuda a se comunicar melhor, resolver conflitos e lidar com cenários estressantes, além de responder a críticas construtivas.3 Em situações em que há conflitos dentro da equipe, ou com clientes, é importante saber controlar suas emoções e manter um tom e volume de voz adequados.5

Figura 05

Além disso, ter uma atitude mais ponderada é o começo para construir relacionamentos com os colegas de trabalho e trabalhar de forma alinhada em direção a um objetivo comum. Você não precisa gostar de todos, mas precisa saber colaborar de maneira eficaz com a equipe para ter sucesso.3

Conclusão

Aquele balconista focado apenas em vender e que só se preocupa em entregar o que o cliente pediu, já está ultrapassado. 

Atualmente, é necessário que o profissional aja de forma mais humana, que enxergue a farmácia como um lugar com clientes que têm necessidades especiais e distintas, onde se vende de maneira diferente. 

O balconista hoje em dia não tem apenas o conhecimento técnico que o cliente pode encontrar na internet, mas principalmente a capacidade de tirar dúvidas, as habilidades que encantam e que assim estabelecem um relacionamento de confiança com o cliente.6

Veja também nosso artigo Principais cuidados no atendimento a pacientes 60+, com dicas de atendimento e organização do espaço pensados para essa população.

    Referências

    1. Pronatec.
      Balconista de farmácia. 2012.
      Disponível em: https://pronatec.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2012/07/bf1.pdf. Acesso em: 17 mai. 2023.

    2. Jeffrey M.
      5 essential customer service soft skills to establish rapport [Internet].
      Disponível em:  https://hospitalityinsights.ehl.edu/customer-service-skills-establish-rapport. Acesso em: 17 mai. 2023.

    3. Forbes Communications Council.
      10 Critical Soft Skills For Communicators [Internet]. 2020.
      Disponível em:  https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2020/06/03/10-critical-soft-skills-for-communicators/. Acesso em: 17 mai. 2023.

    4. Pharmacy Times.
      5 Ways Pharmacists Can Show Empathy [Internet].  2015.
      Disponível em: https://www.pharmacytimes.com/view/5-ways-pharmacists-can-show-empathy. Acesso em: 17 mai. 2023.

    5. Ashour A, Phipps DL, Ashcroft DM.
      The role of non-technical skills in community pharmacy practice: an exploratory review of the literature.
      Int J Pharm Pract. 2021;29(3):203-9.

    6. Ribeiro MC.
      Dicas para ser um balconista competente – Guia da Farmácia [Internet]. Guia da Farmácia.
      Disponível em: https://guiadafarmacia.com.br/materia/dicas-para-ser-um-balconista-competente/. Acesso em: 17 mai. 2023.