ARTIGO
Atuação estratégica na farmácia: habilidades não técnicas
Atualmente, ter apenas conhecimentos técnicos não é suficiente. Os clientes querem um balconista que os atenda de forma humanizada e personalizada, para isso é necessário ter habilidades não técnicas, como empatia e boa comunicação. Veja aqui 7 dicas para te ajudar!
Introdução
Aprender habilidades técnicas, como saber organizar a farmácia e receber os produtos, é importante para exercer o trabalho como balconista.1 Porém, se concentrar apenas nesse tipo de habilidade não é suficiente para um bom atendimento.
Para construir um relacionamento com o cliente e trabalhar bem em equipe, outras habilidades, como ter empatia e saber se comunicar, são essenciais.2,3 O cliente pode não se lembrar exatamente de como você o auxiliou, mas se lembrará de como você o tratou!2
Veja a seguir 7 dicas para desenvolver habilidades não técnicas e atuar de forma estratégica como balconista.
1. Empatia
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. O atendimento ao cliente na farmácia envolve não só a atenção às palavras, mas também a percepção dos sentimentos e gestos. Além disso, é importante mostrar que você está realmente ouvindo o que ele está dizendo. Algumas formas de demonstrar isso são:4
- Mostrar respeito. Por exemplo, se apresentar e perguntar como pode ajudar.
- Encorajar o cliente a se expressar, deixando-o mais à vontade para falar sobre sua condição ou fazer perguntas.
- Mostrar compreensão. Reformular as palavras do cliente pode ajudar, por exemplo, se ele está preocupado com alguma coisa, você pode responder: “é comum se preocupar com [x]”.
2. Boa comunicação
Se comunicar claramente e com confiança é essencial para um bom atendimento. Se você e o cliente não se entenderem, você não encontrará o produto ou a solução adequada. Para isso:2,3
3. Honestidade e transparência
Todos preferem informações honestas, verdadeiras e transparentes do que meias-verdades.3
Em situações estressantes, como um cliente enraivecido porque o seu medicamento não chegou ou se você não sabe responder às perguntas do cliente, é normal pensar em estratégias possíveis para fugir daquilo. Nesses casos, mantenha o equilíbrio e seja sincero. Nunca prometa produtos ou prazos que não possam ser cumpridos, nem invente uma informação porque se vê pressionado pelo cliente.1 A melhor postura é se desculpar e procurar uma solução, como pedir para que o cliente espere alguns instantes até que você confirme a informação com o farmacêutico. A seriedade e a firmeza com que você conduz uma situação difícil irão influenciar a satisfação do cliente.1
Além disso, caso aconteça de você errar, assuma a responsabilidade e não culpe outra pessoa. Você será mais respeitado se assumir seus próprios erros.3
4. Atenção
A farmácia pode ser um lugar com muitas distrações e muitas tarefas a serem realizadas. A ansiedade de querer fazer várias coisas ao mesmo tempo acaba dividindo a atenção e aumenta a chance de cometer erros. Especialmente quando você está atendendo um cliente, se não estiver atento, pode passar a impressão de que ele não é importante o suficiente.2
5. Antecipação
Um bom balconista se adianta às necessidades do cliente. Isso fortalece sua ligação com ele, fazendo com que o cliente o procure novamente nas suas futuras necessidades.1
Isso requer se adaptar a cada cliente, pois as pessoas são diferentes nas suas peculiaridades e têm necessidades individuais. Imagine o atendimento a um cliente com baixa audição. Qual estratégia deverá ser adotada no atendimento para que ele tenha acesso às mesmas informações que seriam repassadas a outros clientes? A barreira linguística não pode justificar um atendimento “parcial”, “menor” ou “incompleto” e é necessária a busca por alternativas de comunicação.1
A antecipação também é importante para evitar o agravamento de certos cenários. Ao observar a atividade na farmácia, veja se você consegue reconhecer problemas potenciais baseados na experiência anterior com um cliente e se antecipar a certas situações com base no comportamento dele. Por exemplo, se um cliente entrar na farmácia irritado, vendo o comportamento dele em relação aos membros da equipe, é possível antecipar-se e tentar evitar situações mais sérias.5
6. Agilidade de aprendizagem
As mudanças que ocorrem no mundo estão cada vez mais rápidas e as habilidades e experiências que você tinha para ser um estudante bem-sucedido podem não ser as mesmas que farão de você um bom profissional.3
No ambiente farmacêutico, a cada ano surgem novas legislações que regulamentam o setor, são lançados novos medicamentos, outros são retirados, e sempre há novidades no mundo dos cosméticos.1 Portanto, para ser um profissional de sucesso, deve-se ter vontade de aprender coisas novas, estar sempre em busca de novos conhecimentos, para além do que é exigido no dia a dia.3
7. Inteligência emocional e trabalho em equipe
A inteligência emocional é uma habilidade muito importante para ser bem-sucedido como profissional. Saber administrar suas emoções te ajuda a se comunicar melhor, resolver conflitos e lidar com cenários estressantes, além de responder a críticas construtivas.3 Em situações em que há conflitos dentro da equipe, ou com clientes, é importante saber controlar suas emoções e manter um tom e volume de voz adequados.5
Além disso, ter uma atitude mais ponderada é o começo para construir relacionamentos com os colegas de trabalho e trabalhar de forma alinhada em direção a um objetivo comum. Você não precisa gostar de todos, mas precisa saber colaborar de maneira eficaz com a equipe para ter sucesso.3
Conclusão
Aquele balconista focado apenas em vender e que só se preocupa em entregar o que o cliente pediu, já está ultrapassado.
Atualmente, é necessário que o profissional aja de forma mais humana, que enxergue a farmácia como um lugar com clientes que têm necessidades especiais e distintas, onde se vende de maneira diferente.
O balconista hoje em dia não tem apenas o conhecimento técnico que o cliente pode encontrar na internet, mas principalmente a capacidade de tirar dúvidas, as habilidades que encantam e que assim estabelecem um relacionamento de confiança com o cliente.6
Veja também nosso artigo Principais cuidados no atendimento a pacientes 60+, com dicas de atendimento e organização do espaço pensados para essa população.
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Referências